Moon Lovers (Scarlet Heart Ryeo)

by - junho 14, 2019

Scarlet Heart Ryeo (Moon Lovers) || Coréia do Sul || Melodrama, Romance, Épico || SBS || 20 eps || 2016 || Cast Principal: Lee Joon Gi e IU || Assista: Dramafever e Kingdom Fansubs || Trailer || Sinopse: Devido a um eclipse solar, uma mulher do século 21 é transportada para a Dinastia Goryeo || Nota: 4,5/5 



<ALERTA REPOST DO ANTIGO BLOG> É com muito tiro de canhão no coração, dois pés no peito, muito sentimental abalado, muitos olhos nas minhas lágrimas, mas também com muito carinho e amor que venho escrever essa resenha. Mas a primeira dica que quero dar a você querido leitor, pra preservar seu inocente heart, é: Se você não tem costume de assistir sageuk (drama épico), por favor, não comece por este. Se você tem costume e sabe que, normalmente, esse gênero é tenso e cheio de tragédia, aviso então que Scarlet tem uma dose a mais de tudo isso. Porém, se está decidido a ver, se preparar psicologicamente é uma boa maneira de começar esse.


Quem me acompanha sabe que sou fã de sageuks. Aqui, no novo blog, a maioria das postagens até agora tem sido desse gênero. Realmente gosto de dramas que me levem ao limite de todas minhas emoções (do ódio ao amor), por fazer valer a pena assistir algo mais "pesado". Outro fato muito relevante é que sou fã APAIXONADA CRUSHADA pelo Joon Gi. E Scarlet Heart teve toda capacidade do mundo pra ser um dos melhores dramas épicos já produzidos, sem dúvida alguma! Mas, infelizmente, algumas coisas deixaram a desejar (por isso a nota 4,5 de 5).


No entanto, contudo, todavia... de uma forma geral, estou certa de que Scarlet foi meu maior surto doramático de 2016. E talvez de toda a minha vida doramática. Não sei porque fui decidir acompanhar em tempo real (sei sim, foi por causa do Joon Gi mozão rs)!! Que sofrimento!! E creio que de muita gente concorda. Moon Lovers (ou Scarlet Heart Ryeo) ficará no meu coração para sempre. Terá um espaço especial na minha listinha. E aqui, nessa resenha, vou tentar simplificar tudo o que senti com esse drama e o motivo de (infelizmentem, repito) não ter dado nota 5 pra essa maravilhosa trama. Lencinhos a mão e vamos começar!


Bu Bu Jing Xin (Scarlet Heart) é uma novel chinesa. Essa história se tornou muito conhecida e rendeu, na China, um drama de mesmo nome com segunda temporada e filme. O drama coreano, Scarlet Heart: Ryeo, é uma adaptação da história para Goryo, era antiga da Coreia (antes de Joseon, onde se passa a maioria dos sageuks). Estamos falando do ano de 900, mais ou menos. Da mesma forma que se basearam em Bu Bu Jing Xin, também utilizaram uma história verídica de um rei muito conhecido por seu reinado próspero - Gwangjong - e seus irmãos (se quiserem ler, tem a história real no wikipedia). Mesclando ambos, temos nosso drama da resenha de hoje!



Go Ha Jin, uma garota do ano de 2016, é um tanto infeliz por causa de um relacionamento amoroso que fracassou. E, após tentar salvar um garotinho de se afogar, Ha Jin não consegue sair da água e afunda. Mas antes de se afogar ela vê um eclipse. A história começa.


Ha Jin é "transportada" para Goryo, uma era muito antiga, dentro do corpo de uma jovem garota chamada Hae Soo. Sua aparição gera muito barulho, principalmente porque ela emerge de dentro da água onde os príncipes se banhavam. Bom, eu não iria reclamar não rs. É assim que conhecemos os lindos principes! Para resumir, sem demorar muito, temos o Wang Mo (príncipe herdeiro), Wang Yo (3º príncipe), Wang Wook (8º), Wang Won (9º), Wang Eun (10º), Baek Ah (13º) e Wang Jung (14º).





Infelizmente não falarei de todos os personagens, porque além dos príncipes, temos vários outros. Como o Ji Mong, por exemplo (o astrônomo do rei), a rainha má (mãe do Wang So), a princesa piranha (aquela que arma mil e uma coisas para ter o prota), a "Mulan" que é apaixonada pelo Eun, o general sempre fiél ao rei, etc.


Vamos dizer que Ha Jin (agora Hae Soo), descobre ser prima da esposa do 8º príncipe, Wook (ou podemos simplesmente chamá-lo pelo apelido carinhoso que as fãs no whats deram: "príncipe da chapinha" rs) e tenta viver naquela época tão diferente da dela, com a ajuda dele. É ai que a personalidade da Hae Soo me conquistou! A garota, por ser de 2016, não dava o braço a torcer pros costumes da época não! Se ela queria falar, ela falava. Não hesitou quando uma discussão com o príncipe Eun a levou a alguns puxões de cabelo. Sim! Ela bate no príncipe, minha gente! 😝 Genial e divertido, o roteiro começa um tanto leve, mas arrebatador. Ah, mas isso é só o começo.


Agora vamos pra parte mais díficil do drama: Wook e Hae Soo.
Minha nossa mãe! Que casal insuportável gsus (pelo menos foi pra mim). Como devem saber (ou não) esse drama deu muito o que falar! Eram comentários no face, no twitter, no whatsapp. Eu nunca vi o mundo doramático virar de ponta cabeça desse jeito de uma vez só! Mas o que me chamou atenção foi a diversidade de opiniões. Principalmente pelos costumes da época, tão diferentes dos nossos e até dos de Joseon, no qual estamos mais familiarizados. Também tem o fato de que uma grande maioria viu Scarlet como primeiro drama do gênero, o que prejudicou um pouco no entendimento do mesmo. Aqui eu irei contextualizar tudo e avaliar não só o momento, mas a história como um todo, ok? ;)

Wook, o 8º príncipe, marido da prima da Hae Soo, acaba se apaixonando pela prota. E ela, por ele. É um tanto rápido, na verdade rápido até demais, e você se pergunta da onde saiu aquela paixão toda. Amor a primeira vista? Tudo bem, mas pra mim, em nenhum momento, justificaram o que fez com que eles se interessassem um pelo outro. Na minha visão, Hae Soo estava perdida naquele mundo novo e o Wook foi o seu primeiro porto seguro. E ela se agarra nele. Mas agarra tão forte minha gente, que chega a irritar! rs. Muitos shipparam os dois, mas eu não ia com a fuça do Wook já no início. Ele sempre se mostrava quietinho, mas quando tinha que falar era como se fosse o irmão mais velho. Logo começa a atuar um tanto de forma egocêntrica, como se tudo lá fosse dele e como se sua palavra fosse a última. Bléah.


Sobre o fato de ser casado, infelizmente não influencia muito em Goryo. O homem poderia ter várias mulheres, era normal pra época. Porém, o que me irritou também foi a relação dos dois mesmo que a esposa dele sofresse por isso. A mulher era generosa, fofa e cuidava da Hae Soo. E a prota, como é de 2016, pensei que se sentiria mal agindo assim. Mas ela demorou para demonstrar isso. E o que temos? Longos e demorados 9 episódios (repito: 9 EPISÓDIOS!) nessa ladainha de casalsinho xexelento. Ponto negativo! Cadè o desenvolvimento dos protas, produção?

Enquanto isso, finalmente aparece a maravilha do drama: Wang So, o 4º príncipe. Ele é simplesmente o melhor personagem do drama todo. Eu posso só falar dele e acabar a resenha que estaria perfeito! Mas pensa em um prota sofrido! Pensou? Multiplica por 1000 e mais uma migalha, é ele! Não o apresentei antes porque ele não está na cena do banho, quando a Hae Soo aparece na era Goryo. Ele, na verdade, mostra sua digníssima face mais tarde, quando salva a prota de cair, a puxando para seu cavalo. Claro que a cena gerou muitos suspiros! Quem era aquele homem lindo misterioso com máscara? Eu já queria rs.


Bem, resumidamente, ele é o príncipe rejeitado pela família e pela nação. Sem exageros. Saca o nível: sua mãe cortou seu rosto quando criança, ele foi lançado aos lobos pela família adotiva e só conseguiu sobreviver depois de ter matado um por um. Por conta disso, se torna violento e um tanto frio, enigmático. Muitos dos irmãos ou o temem ou não gostam dele. O povo de Goryo também o vê como um monstro mascarado e ele mal consegue andar livremente, sempre escondendo a cicatriz feita pela própria mãe. Lembrando que cicatrizes, na época, era uma tremenda vergonha, ainda mais para um príncipe.


Entenderam o peso desse personagem? Bem, depois de muita discussão com a Hae Soo, que hora tem medo dele e hora o desafia, eles acabam se aproximando. Na verdade, ela se aproxima e começa a conversar e ajudá-lo nos momentos mais tensos e tristes (cara, meu coração nunca se despedaçou tanto com um personagem! Ele sofria e ao mesmo tempo pensava mais nos irmãos do que em si mesmo). So, apesar de grosso e muitas vezes tratar a prota com frieza (como ele aprendeu a tratar todo mundo por não receber nenhum tipo de afeto por parte de ninguém), com o tempo, vai mudando, o que molda a relação dos dois personagens. Para ele, logo, a Soo se torna seu tudo. A única que o vê além da cicatriz, a única que o tratou como um ser humano.


Como disseram no próprio drama: "Um lobo segue a mesma fêmea pro resto da vida". Ele era o lobo. Já ela, o vê como alguém que precisa de ajuda, mas não o trata com grande diferença comparado aos outros príncipes, pois tem afeto por todos. E, claro, ela não abre o coração por estar "cega" pelo príncipe da chapinha (vulgo, Wook). Como qualquer sageuk, momentos trevosos acontecem e eu não posso contar tudo, ou perderia a graça. Porém, vou resumir a base da história principal e explicar como começa a luta sangrenta pelo trono, a separação dos irmãos e as mil e uma tretas desse drama.






O casal SoSoo se desenvolve depois de muitas dificuldades. Wook abandona a coitada, depois que seu desejo pelo trono aflora, e isso faz com que a Soo perceba quem sempre ficou ao lado e a protegeu: Wang So. O 4º príncipe se torna muito mais humano, se mostra muito mais carinhoso, realmente um homem bom (embora não perfeito), ofuscado atrás de sua máscara. E é depois que a prota, com suas técnicas evoluídas de maquiagem e curso de 20 anos na avon (kkkk), maqueia o rosto do prota para que a cicatriz "suma". Assim, toda a trama começa a caminhar e se tornar ainda mais tensa! Afinal, ele sem a cicatriz se torna mais bem visto pelo povo, como também um candidato ao trono.






A grande questão do drama é que a Hae Soo tem visões do 4º como rei Gwangjong, que ela havia aprendido na escola. De acordo com a história, ele teria sido um rei sanguinário. Então ela tenta se afastar dele e avisar os outros príncipes (o que é uma das grandes besteiras que a prota prota faz. E falando em besteira: ela é mestre em fazer rs). Mas nem tudo é como ela imaginava. Quando suas visões ocorrem, Soo percebe o quanto estava equivocada. Mas até ai já era tarde! O romance deles é construído, as divergências entre os dois também (que acontecem por ela ter medo e duvidar dele e por ele não compreender certas atitudes e pensamentos modernos que ela tem), o que acaba fazendo a história se tornar cada vez mais trágica.






Se você quer somente amor, flores e arco íris entre os protas, aconselho procurar outro drama. Aqui tem, mas não é comparado com o nível de tensão e cenas tristes! Então, preparem esse coração!! O amor entre eles não é o suficiente. A guerra pelo trono que se instala entre os irmãos acaba fazendo com que Wang So deseje ser rei (nunca antes desejado por ele), para ter o poder te proteger aqueles que ama e evitar mais mortes. Porém, no trono, nada disso realmente ocorre. Esse é um lugar de abrir mão de um para salvar outro. Manipulação a todo momento. E na fase final temos toda a tensão de um Wang So rei, que tem que agir como tal, e da Hae Soo, que não quer que ele se torne quem ela tem tanto medo.




"Quem sou eu, para que coloque sua vida em risco por mim?

Se agir assim, será difícil te deixar." - Hae Soo

PONTOS POSITIVOS: SoSoo couple ou SoSo? rs. No começo eu era muito SoSoo, sofri com eles, surtei com eles, tudo!! Porém, depois, com algumas pisadas na bola da Hae Soo, eu estava era shippando o So com ele mesmo (ou comigo <3). Mas no fim, estava lá eu novamente sendo SoSoo. As cenas amorzinho deles valeram a pena! Foram realmente emocionantes. O fim que selou esse amor. Ele mostrou o quanto os dois se amavam, e isso me deixou em prantos!


Wang So, maior motivo de todos! O personagem é incrivelmente maravilhoso e bem construído. Ele erra, como qualquer ser humano, mas os momentos mais marcantes de toda a trama foram, sem dúvida, proporcionadas por ele! Quando errava, se arrependia e aprendia com isso. Muitas vezes ele se mostrou um tanto "cruel" após subir ao trono, mas eu só vi alguém firme e justo no trabalho que deveria fazer e no que estava determinado. Deixando claro que ele nunca matou inocentes, e mesmo os culpados ele sentiu pena. Teve que aprender a ser ainda mais firme e foi. Um lobo solto e poderoso. O Alfa. 



Príncipes lindos, mais um ponto positivo, claro! Fala sério, quantos príncipes gatos! Muitos podiam não prestar (Wook, Yon, Jung - ele só prestou no fim kk-, por exemplo), mas eram gatos! Fora que a relação deles, no começo, era tão bonita! Apesar de ter suas desavenças, eles se davam bem. Acredito nisso. Depois... bem, depois só posso dizer que é de cortar coração.


Figurino e fotografia de dar invenja para qualquer produção de época. Lugares de tirar o fôlego, figurinos bem diferentes dos de Joseon, mas tão bonitos e marcantes quanto! Temos uma preocupação com a fotografia, as cores, a maquiagem, que é de aplaudir de pé! Eu realmente babava nas roupas da Hae Soo e do Wang So. Falando nisso, como ele ficava lindo com qualquer coisa, não é mesmo? ^^ Estou realmente encantada com toda a preocupação com a produção! Soube que gastaram tipo muuuuito para fazer Scarlet, uma grana preta que, infelizmente, não teve lucro pela baixa audiência na Coréia do Sul (qual seu procblema, Coreia??). Embora o drama tenha superado a audiência prevista na China e em outros países.


Lee Joon Gi e o Oscar que ele merecia ganhar, mas não ganhou. MELHOR ATUAÇÃO DA COREIA, MEU MOZÃO ARREBENTOU! Os olhos desse homem são os mais expressivos e lindos, sem dúvida alguma. Alguém em sã consciência conseguiria não morrer diante daquele olhar? Seja de ódio, de amor, de tristeza? Tão puros! Joon Gi vai longe! Ainda mais sabendo que ele emagreceu 10kg para fazer o personagem e mostrar a vida difícil que ele teve. Atorzão!

14937111_1058249530939437_1219013414_n

Se a procução foi excelente, a pós também não ficou de fora. Tem OST mais maravilhosa que a de Moon Lovers? Eu respondo: não! Sinceramente, não sei o que dizer sobre toda a emoção que as músicas me trouxeram, a forma que me marcaram a ponto de chorar e chorar ouvindo. Estou apaixonada!! [SPOILER] Quem não se mata de chorar na música que toda em todas as mortes? Ou  treme na base com a música que toca quando o Wang So faz o ritual da chuva? [/SPOILER]

Mas o que me conquistou mesmo foi a trama. A trama e a história te tiram dos eixos. É tudo uma loucura de emoções e eu amo dramas assim! A história marcou, os personagens marcaram, isso é o que mais me agradou em Scarlet.


PONTOS NEGATIVOS: Primeiro, o roteiro. Enquanto a trama é espetacular, o roteiro errou feio na sequência dos acontecimentos a na linha temporal. O começo é mais leve e eles estendem desnecessariamente plots que não são tão importantes. E, com a aproximação do fim, o roteiro começa a correr, sem dar foco nos plots realmente importantes. Em vários momentos senti a necessidade de me atualizar para saber quanto tempo havia passado, também me perguntava sobre algumas belas pontas soltas que ficaram. Muitas, muitas pontas soltas, o que faz o roteiro perder um pouco da sua força e o caminho para a perfeição ficar um pouco longe 💔


Outro ponto negativo foi a própria Hae Soo. Acho que a protagonista foi uma das que menos gostei de todos os sageuks que assisti. Sua mudança de personalidade durante a trama é muito mal explicada pelos acontecimentos tristes que tomam sua vida. Ela se torna totalmente outra. Não é mais corajosa como foi no começo e seu medo do futuro acaba se tornando um artificio negativo muito grande para o romance. O motivo imposto para grande parte de suas ações era o sofrimento que a personagem enfrentava toda hora. Mas vamos combinar? Wang So sofreu tanto quanto e não foi menos corajoso em suas ações por isso. Sinto que na construção da Hae Soo, depois de um tempo, foi fazê-la uma personagem com poucos pontos fortes. Mais frágil e menos orgulhosa. Assim, tudo se tornava mais difícil, principalmente em contraste com um personagem tão orgulhoso e forte como o Wang So. Contudo, no fim, eu consegui perdoá-la e entendê-la, embora ainda ache que poderia ter sido mais bem escrita como foi a personagem do drama chinês.



Pode acrescentar a minha necessidade de uma segunda temporada? Mais! MAIS! MAIS! Porque não 25, 30 episódios? Isso fez com que o roteiro corresse, a trama não se justificasse por si só e aquele sentimento de "nem tudo foi concluído" ficasse no ar. Segunda temporada? Queremos! Terá? Não vou me iludir tanto.

  
 
Mas, finalmente, concluindo: Os SURTOS foram intensos. Esse é aquele drama de amor e ódio que você vai lembrar, pra sempre, na sua vida doramática! Acho que Scarlet é uma mistura de Empress Ki com Jang Ok Jung (resenha aqui), aquele tipo de drama que não precisa ser feliz pra te marcar. Ele simplesmente te marca. E eu não me arrependo nenhum segundo de ter assistido e surtado tanto por essa trama! Sentirei MUITA falta de Scarlet, mas estou feliz. Triste, mas ao mesmo tempo feliz. Recomendo muito mesmo! Meu sentimento nesse momento? Estou com saudades. 



Uma saudade que machuca.



Talvez você goste...

1 comentários

  1. sua resenha foi simplesmente PERFEITA! não tenho o que discordar ou acrescentar, parece até que leu meus pensamentos jahsjhas. eu amei e tô odiando na mesma proporção (terminei ontem T_T). infelizmente tive a brilhante ideia de ingressar no mundo dos sageuk como esse drama ;-; nunca senti tanta emoção ao mesmo tempo na minha vida (e nem tô exagerando). "uma saudade que machuca" é a frase que mais resume tudo. adoraria uma segunda temporada, mas não me iludo também. enfim, é um drama que vai ficar marcado pra sempre

    ResponderExcluir