Time

by - junho 14, 2019


Time || Coreia do Sul || Melodrama, Romance || SBS || 32 episódios (35min) || 2018 || Cast: Kim Jung Hyun e Seohyun  || Assista: Viki e Dramask || Trailer || Sinopse: Um homem rico e amargurado descobre que tem pouco tempo de vida. E, por isso, ele decide ajudar uma mulher que teve a vida destruída por sua causa.  ||  Nota: 4/5 

Acredito que essa vai ser a resenha mais difícil que vou escrever em muito tempo. Não só pelo que ocorreu com a produção do drama, como também pelo fato de que, sem dúvida nenhuma, "Time" tinha tudo para ser um dos melhores melodramas dos últimos anos. Mas não chegou lá. Quase. Por muito, muito pouco. E eu logo vou explicar o porquê.


Antes de mais nada, queria dizer que estou bem desanimada ultimamente. Minha relação com o mundo doramático esse ano foi bem friaaa, a ponto de um quase término de relacionamento kk. Só não aconteceu por causa de alguns dramas que salvaram 2018. Que ano difícil pra gente, heim? Eu me desapontei e droppei tantos dramas que não tive coragem nem de parar para contar. Por outro lado, cabe nos dedos das mãos o número de dramas que realmente valeram a pena. Triste. Contudo, "Time" está no time dos que valeram a pena (amém) e é com muita emoção (boas e ruins) que venho trazer essa resenha para vocês hoje.

Foi engraçado que, procurando algo pra assistir, eu comecei a ver "Time", não dei muita bola e pausei nos primeiros eps. Comecei/terminei vários outros antes de voltar: Are You Human Too, Come and Hug Me, What's Wrong With Secretary Kim?, Life on Mars (resenha em breve), Mr. Sunshine... Mas, como pausei ou droppei parte deles, resolvi dar mais uma chance para "Time". Estava sedenta de um melodrama. Ainda mais esse ano, onde o gênero "comédia romântica" prevaleceu, deixando outros gêneros à deriva. PRA QUÊ??? Eu me pergunto se seria melhor não ter começado, pra não ter sofrido tanto, mas acho que um lado meu é bem masoquista e no fim não me arrependi de ter assistido. Na verdade, 90% do drama foi simplesmente perfeito. Os outros 10%...


Aqui vai dois fatos importantíssimos pra você que está pensando (ou não) em assistir "Time":

1. O drama é da mesma roteirista de "Secret Love" e "Mask". Ambos muito aclamados no mundo dos doramas. Embora eu não tenha gostado tanto assim de "Mask", os dois são fenômenos. Ou seja, muitas de suas características são essas: aquela dramatização do enredo, a tragédia, dor e sofrimento dos personagens, mas também acontecimentos que levam a aprendizados únicos de vida e morte. Só por ser dela, esperava algo, no mínimo, bom.

2. Kim Jung Hyun, o ator principal, lá pra metade/final do drama, teve que sair da produção por motivos de saúde. Pelo que parece, o ator estava sofrendo de ansiedade e disturbio do sono durante as gravações de "Time". Até entendo o motivo, uma vez que a carga emocional do personagem principal era extrema, e acho que foi algo novo pra ele. Por outro lado, sua saída repentina fez com que boa parte das pessoas que estavam assistindo repensassem em continuar o drama. Claro que, pelo enredo, a morte dele já era meio que certa. Não havia muita saída, a não ser um milagre mesmo. Porém, estamos falando de uma decisão repentina, que fez com que a produção tivesse que mudar o roteiro dos últimos eps e antecipasse a morte do personagem. Tecnicamente falando, isso pode estragar qualquer enredo, por mais bem escrito que seja.

  
  
 Bom, sabendo disso, vamos para as minhas considerações sobre "Time".

O drama só me deu um "BOOM" muito grande, no episódio 4 (ou 2, se não contarmos a divisão). Uma cena em que Soo Ho (o protagonista), pega a Ji Hyun no colo, no meio da rua, na chuva, e a leva para um local seguro. Ambos estão destruídos, sem esperanças, sofrendo por acontecimentos recentes. Nenhum deles sabe ao certo se querem continuar vivendo, se conseguem continuar vivendo. Ele, por descobrir o tumor no cérebro e ela, por acabar de perder a única irmã que tinha. Lembro que a fala dele foi algo assim:

"Agora eu tenho algo que preciso
fazer antes de morrer...
Eu não tenho muito tempo." 

Achei essa cena tão impactante e simbólica que, de pronto, me apaixonei. Eu vi dessa forma: o Soo Ho carregando a Ji Hyun pela chuva demonstrava que, enquanto ele pudesse, iria ajudá-la a passar por todo o sofrimento (simbolizado pela chuva), mesmo que ele também estivesse sofrendo (a chuva caía sob os dois). E a última frase dele fechava tudo isso: "Eu não tenho muito tempo". Ou seja, ele não tinha tempo suficiente para viver, seu destino estava fadado. Porém, foi aí que ele decidiu que a ajudaria, que poderia fazer ela viver, esse seria seu objetivo. O motivo do nome do drama ficou bem claro nesse momento. Não só pelo fato de que ele estava morrendo, mas por se tratar de um tempo precioso para a história e para ambos os personagens. Foi por causa da  profundidade dessa cena que, a partir daquele momento, assisti o drama tentando não pensar muito no final iminente que ele teria. E aproveitei cada minuto.


Mas vamos para a história em si! Se tratando de um melodrama, acontecimentos tristes vão aparecer a todo momento, então você tem que estar - ou tentar estar - preparado psicologicamente. Devo dizer que fiquei surpresa em descobrir que o personagem principal, de completo embuste no começo, ele se torna a fórmula principal da trama, a magia, o coração da história. Em alguns eps, sem perceber, você já está perdidamente apaixonado pelo personagem, torcendo por ele e esperando que, de certo modo, não sofra muito. Sério, por mais triste que seja, por mais escuro que o drama seja, ele é a luz. Era só o Soo Ho aparecer que eu sentia vontade de sorrir e chorar ao mesmo tempo, tamanha a carga emocional que ele carregava.

 
 

Resumidamente, ele é um homem arrogante, super rico, mas descobre que tem pouco tempo de vida. Como se isso não bastasse, ele acorda um dia em seu hotel, depois de beber muito, e percebe que a sua "acompanhante" está morta na piscina. Sem lembrar de nada, ele carrega a culpa pela morte dela, acreditando que fez algo de muito errado enquanto estava bêbado. Mas não, o drama deixa bem claro desde o início que ele não tinha culpa alguma. Mas são esses dois acontecimentos que fazem Soo Ho, de certo modo, morrer por dentro. E é quando ele percebe que viveu toda sua vida sem qualquer sentido ou propósito, só que era "tarde demais" para corrigir.


Por outro lado, temos Ji Hyun. Ela é uma moça bonita, trabalhadora e aparentemente feliz. Mas, como em melodrama nenhum sofrimento é o suficiente, a família dela tem problemas com dívidas, sua mãe era um fardo (financeiramente) e sua irmã vendia o corpo para poder sobreviver. E é exatamente a irmã dela que se torna "acompanhante" do prota em uma noite e acaba aparecendo morta, na piscina, no outro dia. Por acharem que o culpado é o Soo Ho, o pai dele dá um jeito de encobrir o acontecimento e faz a polícia divulgar como suicídio. Só que Ji Hyun não acredita na história e sabe muito bem que a sua irmã nunca faria uma coisa dessas. É entre o sofrimento dela e as mentiras do pai que o prota decide viver seus últimos dias tentando recompensar tudo o que fez de errado durante a vida. É então que ele se aproxima da Ji Hyun e sente que quer protegê-la.

O mais pesado é o desejo de ambos pela morte, o desejo de desistir de lutar. Porém, é exatamente um no outro que encontrarão forçar para viver. Vou te contar, era cada cena, cada diálogo, cada momento encantador que eu não sabia lidar.



"Eu vou morrer um dia. Então, até lá,
eu gostaria de poder viver...
de forma mais humana".

Eu vou colocar algumas frases aqui, mas não briguem comigo, tá? É porque realmente esse drama mexeu muito comigo! Parecia que eu sentia na pele a dor dos personagens, principalmente do Soo Ho. Sua culpa era tão vívida, por mais que injusta, que me dava vontade de chorar só de olhar pra ele. O ator se saiu muito bem, aliás. Mas talvez tenha sido exatamente por ser um personagem tão "pesado", que ele não conseguiu "se desligar" do So Hoo. Bem triste e tenso, na real.

  

"No momento em que a verdade foi revelada, 
eu tive que reconhecer... 
que não poderia mais... 

ficar ao lado dela."


Mas e a Ji Hyun? Claro que ela é uma personagem que sofre muito também. A coitada perde a família, não consegue revelar a verdade sobre as mortes e se sente perdida no mundo. E ainda descobre que seu ex namorado, alguém que ela amava muito, estava envolvido nas tragédias. Vamos dizer que o ex embuste dela é um baita de um VACILÃO CANALHANOOOSSA que raiva que eu senti desse ser durante toda a trama! Ele fez cada merda, injustificável, que eu só queria encher a cara dele de porrada kkk. E talvez seja por isso e pelo fato de que o objetivo da Ji Hyun era descobrir a verdade sobre a morte da sua família, que ela não percebia o que sentia pelo Soo Ho, embora o visse como um refugio e confiasse nele. Essa é a palavra certa: confiança.


Cada vez mais eles se aproximavam. Não demorou para ele perceber que estava apaixonado por ela, que se preocupava com ela e que estava vivendo somente para vê-la viver. Literalmente. Ele estava vivo porque queria vê-la bem. Não queria que ela desistisse de viver, e era daí que tirava forças para passar por tudo o que ele começa a passar com sua doença.





O coitado se sentia culpado por querer ajudá-la porque, no fundo, acreditava que tinha matado a irmã dela. Era como se seus atos fossem somente uma forma de recompensar o que ele achava que tinha feito. Mas obviamente não era só isso. E a cada cena ele se provava uma pessoa tão doce, tão meiga e carinhosa que eu me perguntava o porque ele usava aquela máscara cheia de arrogância e egocentrismo no início. Talvez uma forma de se proteger? Até mesmo do pai, que nunca mostrou qualquer tipo de carinho pelo próprio filho? Porque sua mãe era a amante que cometera suicídio? Ou porque ele foi criado pela esposa de seu pai, que o odiava? É, nada nessa história é de fato feliz.

Os acontecimentos principais que envolvem a trama são esses: A morte da irmã, que acreditam ser culpa do Soo Ho. Outras mortes durante o drama, que estão envolvidas com a política da empresa que o prota é herdeiro. O câncer dele, que é um segredo (ninguém sabe, o que deixa tudo mais trágico). E o amor que ambos os protas desenvolvem um pelo outro enquanto lutam contra o tempo.


É uma trama pesada. Bastante pesada. Muito impactante, bela e emocionante. Eu não sei se tem palavras suficientes para descrever o misto de sensações que a trama me trouxe em poucos episódios.


"O que eu quero fazer antes de ficar 
totalmente paralisado... 
é dar tudo de mim para alguém."


Vou reafirmar: o Soo Ho é a trama personificada. Ele cria esse mundo, essas sensações. Está em seu personagem, em suas ações. E foi triste, muito triste, ver sua tristeza, seu sofrimento, sua depressão conforme a história se desenrolava. Suas feições de alguém que não tinha mais forças, embora, no fundo, quisesse muito viver, foi de cortar o coração em DIVERSOS momentos. Quem me segue no twitter sabe. Eu fiquei verdadeiramente abalada e destruída com "Time". E, mesmo assim, eu amei. Na verdade, eu amei o personagem. De verdade. Amei o personagem dele com tanta intensidade, que parecia que ele realmente existia. Que me marcou de alguma forma. Lembro que tive que dar várias pausas para respirar, mas, enquanto isso, não conseguia assistir mais nada, porque eu estava impactada com a história. Se isso não é um dramão da p*rra, eu não sei o que é!

 
 
 
 
 

Mas, então, porque dei 4 como nota e coloquei um coração?
Bom, aqui vai spoiler grande do final, então, se quiser ler, é só selecionar o texto:

Por causa da saída do ator, o personagem teve sua morte antecipada. Sinto que ele morreu sem ao menos descobrir o que ele precisava descobrir para morrer em paz. Ele morreu sem a prota mostrar o quanto o amava. Ele morreu sem acreditar, de fato, de que não tinha culpa alguma. Ele morreu sem sequer dar um último sorriso verdadeiro. Ele morreu tentando salvar a Ji Hyun, e foi uma das cenas mais tristes que eu vi desde Moon Lovers. Sério, eu chorei muito. Normalmente, sou daquelas que cai uma lágrima ou outra e pronto rs. Mas nesse drama eu chorei de verdade. E, depois de sua morte, a trama perdeu sua luz, sua essência. Ficou claro ali que era o Soo Ho que trazia magia e sentido pra trama e, infelizmente, a Ji Hyun não conseguiu carregar os últimos eps sozinha. Não foram muitos, mas foram suficientes para que a trama não se tornasse perfeita. Eu não tinha mais motivação de assistir, e só consegui ver até o final por causa das referências ao próprio Soo Ho e as revelações das mortes, etc. Queria ver os vilões pagando por tudo o que fizeram. Mas só isso. O que mais me deixa triste é pensar em como tudo, tudo, tudo, tudo, poderia ter sido diferente, melhor, se o roteiro tivesse seguido seu plano original e o Jung Hyun não tivesse saído. Mesmo que ele ainda morresse, acredito que sua morte teria sido mais significativa e menos dolorosa do que acabou sendo. Então é por causa disso que o drama perdeu seu ritmo e sua luz nos últimos eps, fazendo com que "Time" não ocupasse o posto de um dos melhores melodramas dos últimos anos. Mesmo assim, coloquei o coração porque foi muito intenso e significante. Ainda é uma trama poderosa. Pelo menos até os últimos eps. Pra mim, a história acabou ali... ao lado do corpo desfalecido do Soo Ho.


Bom, gente, espero que tenham gostado da resenha. Para você que gosta de melodrama e grandes emoções (por mais que a maioria seja triste rs), recomendo FORTEMENTE "Time". Mas já tenta ir preparado para as lágrimas, porque esse drama não vai ter dó de você. Não mesmo.

E é isso, até a próxima!




Talvez você goste...

0 comentários